Possuir um diferencial no comércio de varejo é essencial para que um estabelecimento enfrente esta época de crise. Aderir a um plano de clube de vantagens pode ser um importante passo para a empresa se distanciar de uma situação complicada. Por ser constituído por uma rede de usuários que já estão interessados em determinado segmento, o clube ajuda no processo de se sobressair entre os concorrentes.

Quando uma empresa se credencia a um programa de fidelidade, ela adquire junto com o contrato algumas vantagens que tornam o estabelecimento mais atrativo aos olhos do consumidor. Isso devido à divulgação gratuita que é feita da empresa por meio do aplicativo, à facilidade de fidelização dos clientes e a outras vantagens que iremos abordar abaixo

Como funciona um clube de vantagens

O clube de vantagens é um programa de fidelidade, por meio do qual estabelecimentos credenciados disponibilizam aos seus clientes uma porcentagem de retorno sobre o que foi gasto em suas lojas.

Ao se cadastrar no programa do clube de vantagens, o cliente escolhe até três lojas para se fidelizar, ele deverá gastar 20% do seu saldo em cada uma delas, o restante do saldo (40%, caso ele seja fidelizado em 3 locais) ele poderá resgatar em outros estabelecimentos credenciados. Ou seja, toda vez que ele realizar uma compra dentro da rede credenciada, cria-se um saldo de pontos revertidos em descontos em compras futuras nas lojas credenciadas

Quais os motivos para se ter um clube de vantagens

Todos os consumidores buscam uma forma de economizar. Quando um estabelecimento participa de um programa de fidelização, possibilita-se que o cliente consiga resgatar uma porcentagem do valor pago na compra, que poderá ser revertido em abatimento sobre compras no próprio estabelecimento ou ser utilizado na rede credenciada.

Para o varejo, o clube de vantagens auxilia na fidelização dos clientes, pois estes escolhem até três estabelecimentos para resgatar parte do seu saldo de pontos. Quando o usuário faz sua seleção, ele tende a aumentar seu consumo nos mesmos lugares, aumentando o ticket médio da empresa.

Além do mais, quando um cliente indica o clube de vantagens para seus conhecidos e eles se cadastram ao programa, o estabelecimento forma uma rede de ganhos através desses consumidores, parte das compras realizadas pelo núcleo de consumo dos seus clientes retorna para o estabelecimento em ações de marketing. Reduzindo, assim, os gastos com marketing.

Como você pode ver, esta é uma poderosa moeda de troca com a qual tanto o cliente quanto o lojista saem ganhando. Por isso, o clube de vantagens é um grande aliado para fidelizar seus clientes do presente e do futuro

Conheça alguns diferenciais do clube de vantagens

Praticidade para os consumidores

A praticidade que o consumidor tem em acessar o programa de fidelidade é outro diferencial que somente um clube de vantagens oferece. Através de um aplicativo, o usuário pode acessar e consultar seu saldo de pontos, além de verificar os estabelecimentos credenciados mais próximos. O aplicativo também permite realizar o resgate do saldo em pontos de forma fácil e rápida.

Publicidade gratuita

Todos os estabelecimentos credenciados divulgam suas ofertas por meio do aplicativo, que, por sua vez, as distribui para todos os usuários através de notificações. Isso aumenta a visibilidade da empresa tanto para os clientes fidelizados, quanto para os que apenas curtem o estabelecimento e recebem suas ofertas.

Com toda essa propaganda gratuita que o clube de vantagens possibilita ao varejo, é possível economizar nos custos com divulgação de ofertas

Fidelização garantida

Como explicamos acima, os usuários podem escolher até três estabelecimentos para se fidelizar, e nestes estabelecimentos ganharão pontos em dobro, o que faz com que eles escolham as lojas para compras futuras aproveitando assim estas vantagens.

Em todas as compras realizadas, eles recebem pontos, com possibilidade ainda de bonificações que podem valer até 4 vezes mais que o ganho inicial. Deste saldo de pontos ganhos, ficam reservados os 20% para uso exclusivo no local onde ele está fidelizado, garantindo assim a recorrência de compras.

Podemos trazer como exemplo uma rede de supermercado do Brasil que utiliza um cartão de relacionamento próprio em parceria com um programa de fidelização para acumular pontos das compras dos clientes. Porém, o que diferencia este cartão de relacionamento do que acontece com o clube de vantagens é que o saldo acumulado somente pode ser gasto no próprio estabelecimento.

Imagine qual seria a reação do cliente em saber que ele pode retirar o saldo de pontos em mais de um estabelecimento? Certamente, ele vai optar por este plano de fidelização, pois traz mais opções

Aumento do ticket médio

Mesmo se a loja não for fidelizada pelo usuário, o cliente irá aproveitar a oferta divulgada pelo aplicativo, afinal, ele quer aumentar o valor de pontos que poderá obter como retorno. Então, mesmo não sendo uma das três selecionadas pelo cliente, os estabelecimentos credenciados ao clube de vantagens também têm a oportunidade de aumentar seu ticket médio.

Atração e retenção de clientes

Ao divulgar uma oferta na plataforma do clube de vantagens, automaticamente os clientes fidelizados e aqueles que seguem o estabelecimento, recebem a notificação em seu aplicativo, isso mantém os clientes informados e atrai novos consumidores que poderão aproveitar a oferta.

Conhecimento do perfil dos consumidores

Através de todos os dados disponibilizados pelos usuários no clube de vantagens, é possível analisar o perfil dos clientes que frequentam o estabelecimento. A plataforma também permite aos lojistas conhecer o comportamento de compras de seu público por meio de estatística de dados.

Uma das vantagens de saber qual o perfil de consumidor que frequenta o estabelecimento é poder planejar campanhas ou ações de marketing pensadas especificamente para este público, facilitando a comunicação com o cliente. Isso resulta em mais clientes para a loja credenciada e aumento de lucro para a empresa

Diminuição de custos com marketing

Como mencionado anteriormente, ao publicar uma oferta no aplicativo do clube de vantagens, é possível realizar a divulgação de seu estabelecimento para um público que está interessado no segmento, atingindo um número maior de usuários e reduzindo os custos com o marketing.

Resumindo: o clube de vantagens é um programa de fidelização que traz benefícios tanto para o cliente quanto para a loja credenciada. Ele utiliza um sistema que possibilita o retorno de uma porcentagem do valor gasto no varejo — em forma de saldo de pontos — para o usuário e para o lojista, o qual pode ser utilizado como descontos em lojas fidelizadas.

Quer saber mais sobre o programa de fidelização? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com a equipe da Smart Consumer.

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