Os mercados andam cada vez mais competitivos. Só têm destaque aqueles que cativarem mais os seus clientes e, para isso, é essencial conhecer o perfil do consumidor que você atende no seu estabelecimento.

Afinal, hoje em dia, as pessoas têm acesso a muitas informações, o que torna amplo o leque de escolhas. De tal modo, caso a sua empresa ofereça exatamente o que essas pessoas tanto desejam, a preferência delas será de fechar negócio com você.

Portanto, acompanhe este artigo para saber como conhecer melhor o perfil dos seus clientes.

A importância de conhecer o perfil do consumidor

Conhecer melhor os seus clientes permite aproximá-los ainda mais de sua empresa. Afinal, você passa a saber o que falar para conquistar a atenção e o coração deles.

Por essa razão, é fundamental que suas estratégias de marketing não sejam apenas voltadas para o produto, mas também para o cliente. O consumidor não está interessado em saber o quão maravilhosos seus produtos são, e sim nos benefícios que eles oferecem ao comprá-los.

Portanto, é preciso mostrar ao cliente como cada produto de sua loja poderá atender às suas necessidades e resolver seus problemas de uma vez por todas. Para saber isso, o caminho é, justamente, conhecer o perfil das pessoas para quem você vende.

Considere também a possibilidade de haver perfis diferentes para o seu segmento. Assim, é preciso agrupar os clientes em categorias, a fim de saber precisamente o que eles buscam. Por exemplo: aqueles que compram mais produtos na padaria, na adega, na parte de frios, etc.

Isso dará uma diretriz melhor às campanhas de marketing, tanto externas quanto internas. A consequência de ofertar produtos que resolvam os problemas dos seus consumidores não poderia ser outra, a não ser uma maior conversão em vendas.

Como traçar o perfil do consumidor

O primeiro passo para aumentar as vendas é identificar o perfil dos consumidores que possam se interessar pelos seus produtos. Logo, levante dados como sexo, idade, onde moram, renda, hobbies, entre outros que podem ser importantes para conhecê-los melhor.

Você pode montar questionários, explorar redes sociais e fazer pesquisas de mercado para coletar as informações que respondam as seguintes perguntas:

  • quem é o seu cliente? Ou seja, qual é a sua idade, onde mora, a que se dedica;
  • o que o seu cliente procura? Para saber a resposta, analise o comportamento dele na loja, assim como seus interesses em ambientes digitais;
  • com qual frequência seu cliente compra? Saber a sazonalidade de compra dos seus consumidores também é um dado importante;
  • quais meios de comunicação seu cliente utiliza? De alguma forma, ele chegou até o seu estabelecimento. Logo, saber quais são esses canais lhe ajudará a direcionar melhor as suas ações de marketing;
  • qual é a expectativa do cliente em relação à sua empresa? Ter essa informação também é imprescindível, pois sua oferta deve estar casada com o que o público espera que você entregue, seja preços baixos, qualidade ou agilidade;

Porém, somente obter esses dados não é suficiente para conquistar os seus consumidores, pois o segredo está em como você os usará estrategicamente a seu favor. Vejamos um exemplo:

Em um supermercado, boa parte dos clientes do público masculino era composto por pais de filhos pequenos, e eram eles quem faziam as compras. Logo, a ideia de aproximar as gôndolas de itens masculinos e infantis faz aumentar as vendas desses dois tipos de produtos.

A relevância de um clube de vantagens

Lembra-se de que afirmamos, no começo deste artigo, que os clientes buscam benefícios quando chegam a sua loja? Um dos caminhos para conseguir isso é tendo um clube de vantagens.

A princípio, o clube de vantagens precisa ficar no alcance, ou seja, na quantidade significativa de clientes que ele consegue atrair. Porém, esse é apenas o começo da estratégia.

O próximo passo é encontrar os canais de comunicação usados pelos seus clientes. Afinal, por mais que o marketing digital tenha ganhado espaço, do que adianta, por exemplo, executar ações por e-mail e redes sociais para um público que não usa internet a todo momento?

Ao contar com o seu clube de vantagens montado, com os parceiros certos escalados e os canais de comunicação levantados, é hora de divulgar. Use todos os meios de comunicação que você tiver ao seu dispor, desde divulgação nos pontos de atendimento até o envio de newsletter, e-mail ou correspondência.

O mais importante é não tornar o acesso ao clube demorado e burocrático. Afinal, você deseja que os seus clientes cheguem para conhecê-los melhor. Portanto, tenha um processo rápido e simples para fazer o cadastro.

Ao anunciar o seu clube de vantagens, ofereça amostras do benefício que seus consumidores terão. Por exemplo, descontos em determinados tipos de produtos.

A necessidade de buscar melhorias

Faça o acompanhamento da evolução do seu clube. Não nos referimos somente a fazer o fechamento mensal, e sim acompanhar constantemente e buscar melhorar cada vez mais. Tenha uma equipe dedicada que possa ir atrás de novos parceiros, mensurar os resultados e realizar ações que possam trazer ainda mais clientes para a base.

Uma vez que você execute esse trabalho, ficará fácil trazer melhorias que tornem o clube ainda mais efetivo para conhecer melhor o perfil dos clientes e agradá-los.

Levantar o histórico de compras, por exemplo, é uma boa estratégia, cuja abordagem pode ser “Caro cliente, notamos que você compra vários vinhos conosco. Aproveite a promoção para membros do clube de vantagens. Hoje, temos todas as marcas com 30% de desconto!”.

Portanto, agora que você já sabe como conhecer o perfil do consumidor, coloque já em prática as dicas que trouxemos neste artigo. Lembre-se de que essa é uma etapa crucial para melhorar os seus serviços e aumentar as vendas da sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco. Nós oferecemos um clube de vantagens que permite atrair e fidelizar clientes, reduzir custos e analisar o comportamento do seu público, a fim de identificar novas oportunidades de venda para o seu negócio.

Escreva um comentário

Share This