A tarefa de contratar funcionários não é nada fácil. O perfil exigido para atuar em empresas de comércio precisa ser diferenciado, pois o colaborador será o responsável pela imagem que o cliente tem de um estabelecimento.

Nesses locais, o atendimento impõe um ritmo veloz e até estressante. E isso requer muita paciência e perspicácia para que a expectativa do cliente não seja frustrada. Percebe-se, então, a importância de utilizar estratégias adequadas para contratar o funcionário certo, conforme as atribuições do cargo.

Para tanto, veja alguns passos importantes para sua empresa montar um time de valor, com funcionários confiáveis e capazes de garantir o impulso que o seu o negócio precisa. Boa leitura!

Quais as vantagens de contratar funcionários adequados?

Na hora de selecionar as pessoas que vão compor a sua equipe, alguns pontos importantes devem ser observados. Isso porque a postura dos funcionários e a forma como eles trabalham é um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de seu empreendimento.

Mas a boa notícia é que esse poder de decisão está em suas mãos. Ou seja, a responsabilidade de escolher corretamente os futuros funcionários é sua. Sabendo disso, confira agora os benefícios em contar com colaboradores, no sentido estrito da palavra!

Quais os pontos mais importantes que devem ser considerados?

Contratar funcionários capacitados e experientes possibilita o destaque e o reconhecimento de sua marca. Seja na área de atendimento ao cliente, na produção ou em outro setor, uma boa escolha vai garantir bons resultados e agregar valor ao seu estabelecimento.

Nesse sentido, conduza a sua seleção observando alguns critérios:

Escolher funcionários que sejam parceiros

Contrate funcionários que sejam realmente colaboradores: que tenham um verdadeiro perfil para ajudar e que demonstrem interesse e entusiasmo em promover o crescimento da empresa.

Para isso, eles precisam ser capazes de atender à expectativa da função, pois do contrário, os gestores poderão perder muito tempo orientando funcionários que apresentam desempenho insatisfatório. Isso pode gerar retrabalhos e afastar a equipe das prioridades.

Analisar o perfil do candidato

Instrua o setor de Recursos Humanos à elaboração de uma entrevista que ajude a descobrir se o candidato possui o perfil necessário às atribuições da vaga. Na hora da contratação, procure observar os gestos e a forma como o candidato se apresenta.

São detalhes simples, mas que indicam a postura do candidato frente aos desafios exigidos pelo cargo. Permitem, ainda, avaliar a capacidade de interação com os colegas e outros requisitos essenciais para o desenvolvimento de um trabalho em equipe.

Ficar atento às indicações

Trabalhar com indicação tem prós e contras: ao passo que garante mais tranquilidade em alguns aspectos, também pode trazer complicações. Considere que o funcionário pode ter feito a indicação apenas na intenção de ajudar o amigo, mesmo sabendo que as habilidades dele não são condizentes com a vaga.

Fique atento a isso e evite negligenciar um processo seletivo em prol de indicações. Além disso, quando você age de forma imparcial, garante as mesmas oportunidades a todos os interessados em ingressar no seu estabelecimento.

Buscar referências

Buscar referências reduz muitos riscos em um processo de seleção. Complementar a percepção dos atributos do candidato com referências profissionais é essencial para selecionar a pessoa certa.

Por isso, informe-se previamente sobre o comportamento, as relações com os colegas, as aspirações pessoais, a habilidade de comunicação e outros fatores que sinalizam o bom desempenho do candidato, independente do cargo oferecido.

Avaliar a experiência em um contexto mais amplo

Na atualidade, a experiência não se limita apenas ao tempo exercido no cargo. Por isso, investigue se o perfil do futuro colaborador foi aperfeiçoado durante o período de atuação naquela área.

Contratar funcionários exige percepção de valores e uma análise minuciosa de critérios que podem fazer a diferença nos rumos da sua instituição. Portanto, defina suas prioridades e valorize o que é essencial na busca do colaborador ideal: o foco em atitudes favoráveis ao crescimento de todos, ao fortalecimento da organização e satisfação dos clientes.

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