Para superar a concorrência atual, é possível garantir algumas vantagens extras ao diversificar as formas de pagamento no mercado de varejo. Além de ser uma medida que atrai e conquista mais clientes, ainda agrega muitas facilidades ao seu negócio.

E, para isso, basta analisar quais as melhores opções de pagamento para a sua loja, pois, o sucesso desse investimento depende da adequação ao ramo de negócio.

Quer saber mais? Descubra agora como aumentar o faturamento e desbancar seu concorrente simplesmente oferecendo mais opções de pagamento!

Formas de pagamentos mais comuns

Cartão de crédito

Devido a grande facilidade de aceitação e os maiores prazos para pagamento, essa é uma das modalidades mais comuns no mercado varejista.

No entanto, o empreendedor precisa ficar atento às questões como taxas administrativas, os custos de manutenção dos cartões e os riscos e benefícios relativos ao parcelamento das compras.

Cartão de débito

São cartões para utilização somente à vista. Favorece àqueles clientes que não possuem cartões de créditos ou outros meios de pagamento. Também possuem a vantagem de ser mais seguros, ao dispensar o uso do dinheiro em espécie.

Pagamento móvel

Como um dos reflexos do crescimento da tecnologia e do universo digital, o pagamento móvel é realizado por dispositivos como celulares, tablets e smartphones.

O estabelecimento precisa possuir uma boa infraestrutura para oferecer esse serviço. Entretanto, essa é uma vantagem competitiva para atrair clientela mais jovem e plugada nos equipamentos mais modernos.

Boleto bancário

Essa alternativa é viável para os consumidores que não querem usar cartão de crédito, além de ser um método prático e barato para o comerciante. Ainda apresenta o benefício de poder ser pago em várias instituições bancárias, nos correios, em casas lotéricas ou pela internet.

Vantagens de diversificar as formas de pagamento

Uma das maneiras mais seguras de manter uma clientela mais assídua é disponibilizar diversas modalidades de pagamentos. Veja agora outros pontos positivos que contribuem para aumentar a competitividade de seu empreendimento:

1. Melhorar a experiência do consumidor

O cliente varejista que vai a um estabelecimento e se vê diante de diversas alternativas de pagamento, certamente se lembrará disso até quando passar em frente à loja.

Pois, se ele gostar de algum produto e naquele momento não possuir recursos financeiros para adquiri-lo de imediato, poderá ser influenciado pela disponibilidade nos meios de pagamentos oferecidos e, com isso, tentará comprá-lo mesmo assim.

2. Facilitar a vida do cliente

Ampliar as opções de pagamento significa atrair mais clientes para o seu varejo, pois isso vai permitir que mais pessoas tenham acesso  a seus produtos e serviços.

Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e, por isso, tendem a frequentar os estabelecimentos que disponibilizam facilidades nas formas e prazos para pagamento.

3. Reduzir perda de vendas

Se o seu estabelecimento não disponibilizar alternativas variadas para o cliente pagar suas compras, você incorre no risco de perder vendas para o concorrente. Nenhum cliente entrará para comprar em uma loja que não lhe oferece vantagens e ainda não facilita o pagamento de seus produtos.

4. Desbancar a concorrência

Sempre que possível, acompanhe de perto o seu concorrente. Procure fazer mais e melhor que ele. Além de permitir outras formas de pagamento, ofereça benefícios extras: amplie as estratégias de marketing, reduza juros, parcele em mais vezes e deixe o consumidor notar essas vantagens.

São estratégias simples, mas que podem trazer grandes resultados na fidelização de clientes e no seu faturamento mensal.

5. Garantir a otimização do fluxo de caixa

Promova meios de garantir a entrada de mais dinheiro em espécie para otimizar o seu fluxo de caixa  —  ofereça ao cliente vantagens extras para que, dentre todas as opções de pagamento, ele ainda prefira pagar em dinheiro, o que é mais vantajoso para o estabelecimento.

Você pode, por exemplo, disponibilizar mais caixas exclusivos para pagamentos à vista, oferecer descontos diferenciados e adicionar benefícios aos credenciados ao clube de vantagens, quando estes efetuarem compras em dinheiro.

Nesse contexto, para enfrentar a concorrência, o empreendedor de comércio varejista precisa garantir diversas formas de pagamento. Essa é uma das maneiras mais seguras de conquistar novos clientes, e assim, alcançar resultados mais positivos.

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