No contexto organizacional do mercado varejista é imprescindível contar com políticas e ações adequadas para atrair o cliente e promover chances reais de fidelizá-lo. Para isso, é preciso priorizar condições que garantam uma maravilhosa experiência do consumidor e, dessa forma, fomentar mais possibilidades de alcançar melhores resultados.

Neste post, destacaremos as principais medidas para tornar as visitas à sua loja uma prática comum e rotineira para os seus clientes. Boa leitura!

A definição de “experiência do consumidor”

Por mais que se ouça falar nesse termo, ainda não existe um conceito bem definido para explicar o que é, em detalhes, essa tal de experiência do consumidor. Na verdade, ela pode ser exemplificada de várias maneiras e através de situações que sinalizam um grau máximo de excelência na expectativa do cliente.

Vale lembrar que a jornada de um cliente varejista não começa quando ele entra em sua loja e nem termina quando sai. Pois quando finaliza a compra, ele leva consigo o produto adquirido e as impressões vivenciadas ali.

E nesse contexto, melhorar a experiência do consumidor é estabelecer medidas para que os momentos vividos durante a compra sejam tão maravilhosos ao ponto de superar a qualidade daquilo que comprou, por melhor ou mais especial que seja o produto. Ou seja, é como se você “vendesse” satisfação e o produto fosse de brinde.

A importância de garantir uma boa experiência de compra

Diante de uma disputa cada vez mais acirrada por consumidores leais, a experiência vivenciada por eles em seu estabelecimento não deve ser considerada subjetiva. Porém, deve ser vista como algo diferenciador e que precisa receber investimentos adequados para possibilitar o crescimento integral do seu empreendimento.

Portanto, insista em setores e em produtos que vendem menos. E invista em treinamento de seus colaboradores, pois eles são as peças fundamentais para garantir a melhoria da satisfação dos consumidores. Dentre as tarefas a eles atribuídas —  contato inicial, informações, indicação de mercadorias e influência na decisão de levar ou não o produto — dependem toda a dinâmica da excelência de uma compra.

Formas de melhorar essa experiência

Analise a sua logística sob a ótica de alinhar o que você oferece com o que o cliente precisa para ter satisfação com seus produtos e serviços. Ultimamente, os segmentos varejistas que pretendem permanecer vivos no mercado precisam garantir:

  • estacionamento gratuito ou conveniado por um preço mais acessível;
  • ambiente Wi-fi grátis para atrair o público jovem;
  • aplicativo com promoções e novidades para superar os concorrentes;
  • produtos de qualidade, bem diversificados e com preços competitivos;
  • inovações em serviços tecnológicos para modernizar o atendimento;
  • clube de vantagens para fidelizar o consumidor.

E é preciso ressaltar, sobretudo nos treinamentos, que prestar um atendimento de qualidade padrão não é uma cortesia, mas uma obrigação.

Oriente seus colaboradores a observarem o comportamento dos clientes e a perceberem as suas necessidades, pois investir e batalhar para oferecer uma ótima experiência do consumidor, tornou-se, na atualidade, um fator de sobrevivência.

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