Um dos caminhos para que a sua empresa consiga aumentar as vendas resume-se em encantar o melhor ativo que você tem: os clientes. E, para conseguir isso, é necessário fazer um bom marketing de relacionamento.

Mas, afinal, como fazer isso dentro de um negócio? Para responder essa pergunta, redigimos este artigo. Leia-o até o final para descobrir como começar a fazer isso hoje mesmo.

O que é Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento reúne estratégias e ações com a finalidade de disseminar a marca da empresa, assim como prospectar e fidelizar os clientes do seu negócio, além de fazer com que eles o defendam e o divulguem.

Dessa forma, você se torna uma referência de mercado no quesito experiência do consumidor, o qual poderá levar sua marca em conta na hora de realizar uma compra.

Por que o Marketing de Relacionamento é importante?

Agora que você já sabe o conceito, é preciso ver algumas razões pelas quais fazer um bom Marketing de Relacionamento é tão importante para a sua empresa. Vejamos as principais:

Fidelização de clientes

Você sabe qual é o custo de um novo cliente que chega ao seu estabelecimento? Para fazer esse cálculo é preciso levar em conta os custos de investimento em marketing necessários para fazer as pessoas conhecerem a sua loja. Não importa qual seja o valor, a verdade é uma só: fazer com que esse cliente volte para comprar de novo é mais barato do que atrair novos clientes.

Porém, esse consumidor só retornará se ele tiver uma boa experiência de compra que pode ser oferecida por meio do Marketing de Relacionamento. Quanto mais clientes você fidelizar, menos será o seu custo de aquisição e seu investimento será otimizado.

Aumento de vendas

Apesar de você ter um menor CAC (Custo de Aquisição de Cliente), o Marketing de Relacionamento também pode fazer os seus clientes comprarem mais.

Vejamos um exemplo: uma pessoa que vai ao mercado intencionada a comprar pão pode simplesmente fazer isso. Porém, se for bem atendido e motivado a conhecer outros produtos de padaria, poderá comprar mais.

Diferencial de mercado

O relacionamento com o cliente também pode lhe oferecer um diferencial em relação à concorrência, pois se você e o seu principal concorrente têm a mesma oferta e padrão de atendimento, ele poderá escolher tanto um quanto outro, certo?

Por outro lado, se a sua loja se destacar das demais num sentido positivo, entregando mais do que seu cliente espera, por exemplo, ela sempre será a escolha número 1.

Práticas de marketing de relacionamento

Separamos aqui as 6 melhores práticas que você pode adotar para começar a fazer Marketing de Relacionamento hoje mesmo. Acompanhe!

Atendimento de qualidade

Como dissemos acima, o atendimento ao cliente é um diferencial que pode fazer o consumidor voltar à sua loja para comprar mais. E isso se inicia com um bom relacionamento.

E para se relacionar bem com o cliente é preciso conhecer suas dores, necessidades e desejos. Por isso, todos os membros da sua equipe precisam estar a par do que faz o público ir ao estabelecimento e estar sempre atento ao que eles procuram.

Mesmo nas lojas de varejo, um simples “posso ajudar?” voltado à pessoa que, visivelmente, tenta encontrar um produto nas gôndolas e a tentativa de dar continuidade à interação com esse cliente faz toda a diferença, estimulando-o a voltar.

Programas de fidelidade

Por mais que o bom atendimento possa fazer os clientes voltarem, ações específicas voltadas para esse fim também são necessárias, a começar por programas de fidelidade.

Esse tipo de ação mostra vantagens que o cliente terá ao comprar com você novamente, além de ser algo bem simples de estruturar. Afinal, algo simples que estabelecimentos podem fazer é criar uma cartela e entregar aos clientes para que seja marcado um “X” toda vez que consumirem. Na décima vez ganham um desconto ou um brinde.

Como é possível observar, fidelizar um cliente é algo barato de fazer e traz resultados expressivos para o seu negócio, visto que as pessoas voltarão por conta do benefício.

Interações nas redes sociais

Sua empresa precisa estar presente onde o seu público também está, sendo assim, criar suas fanpages nas redes sociais é fundamental. Por essa razão, seu negócio precisa interagir com ele por lá.

Porém, isso não significa que você deva ter conta em todas as redes que existem. Seu Planejamento de Marketing Digital deve apontar quais são as redes em que o seu público-alvo está inserido para que, então, você possa promover ações eficientes para alcançá-lo.

E quando falamos de interação, nos referimos não apenas a responder os comentários e mensagens deixadas por fãs e seguidores da sua marca, mas também a promover essas discussões com enquetes, perguntas e jogos. Essas formas de interagir criam uma boa imagem da sua empresa, de modo que ela sempre fique na mente dos consumidores na hora de comprar.

Lembranças de aniversário

Todo cliente gosta de se sentir querido ao ser atendido na loja. Por isso, ser lembrado por ela até mesmo nos momentos em que ele não está consumindo torna o relacionamento ainda mais forte.

Lembranças de aniversário são uma forma muito eficaz de fazer isso e que não requer muito trabalho. Se você tem uma lista de clientes e nela consta a data de nascimento de cada um, basta automatizar o envio das mensagens de aniversário. Vale dizer que isso pode ser feito também com fornecedores e outras pessoas que trabalham diretamente com o seu negócio.

Oferta de produtos

Imagine-se dirigindo numa estrada até que, de repente, você se depara com dois caminhos a escolher: uma rodovia cheia de buracos e outra bem asfaltada e com uma linda paisagem. Nem é preciso perguntar para saber que você optaria pelo segundo caminho, certo? O mesmo acontece com o seu cliente.

Uma oferta de produtos é um chamariz forte para que mais pessoas venham até a sua loja ver de perto essa promoção. E essa é uma oportunidade para atender bem esse público e encantá-lo ao ponto dele querer voltar e comprar mais, mesmo após o encerramento da promoção.

Clube de vantagens

Por fim, ter um clube de vantagens também fortalece o relacionamento com os seus clientes. Como foi dito acima, as pessoas gostam de ter benefícios ao comprar com você. Então, por que não fazer parte de um clube em que elas sempre terão vantagens ao continuar consumindo os seus produtos e serviços?

Porém, para otimizar o seu marketing de relacionamento por meio de um clube de vantagens é preciso montar um que seja ideal para o seu negócio. Gostaria de saber qual? Então, entre em contato conosco e vamos bater um papo a respeito!

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