Houve um tempo em que marketing era sinônimo de anúncio de 30 segundos na televisão ou um texto com imagem na página de revistas e jornais. Nessa época, pequenas e médias empresas enfrentavam dificuldades para concorrer com os orçamentos milionários das gigantes do mercado. Mas, com a ascensão do marketing digital, as coisas começaram a mudar.

Neste texto você vai entender o que é, afinal de contas, o marketing digital que tantos falam ultimamente. Além disso, vamos ver como ele pode ajudar a sua empresa a aumentar a lucratividade, atraindo novos clientes e melhorando o relacionamento com os atuais.

O que é o marketing digital?

O conceito de marketing não mudou muito desde seu início há mais de um século. Ele ainda é um conjunto de ferramentas, estudos e técnicas que objetivam facilitar a transação de bens de consumo, serviços e ideias.

No entanto, os recursos disponíveis e a complexidade do mercado e da sociedade se transformaram e continuam mudando drasticamente. Assim, o marketing teve que se adaptar e ganhar formatos digitais para, então, conseguir alcançar e impactar os consumidores modernos.

Portanto, podemos dizer que o marketing digital é uma evolução e complementação do tradicional, fazendo uso de tecnologias atuais e de um importante campo de atuação: a internet.

Qual a importância do marketing digital para um negócio?

Investir em marketing digital é trabalhar ativamente para desenvolver sua empresa e expandir sua atuação. Afinal, todo negócio precisa fazer a receita crescer para se manter em atividade. Todavia, o digital traz facilidades e benefícios que o destacam do marketing offline — e que vão ajudar o seu negócio a lucrar. Confira!

Baixo investimento inicial

O valor empregado no marketing digital pode — e deve — ser proporcional ao tamanho da empresa, respeitando seus objetivos e limitações orçamentárias. Todavia, isso não significa que os resultados serão inexpressivos ou de baixa qualidade.

O segredo aqui é saber alocar o orçamento nas ferramentas e estratégias certas. Por isso, é sempre importante contar com o apoio de profissionais.

Presença online

Uma empresa deve estar onde os seus potenciais clientes estão. Dessa forma, é imprescindível que seu negócio tenha uma forte presença online. Isso significa ter um site qualificado, perfil em redes sociais e campanhas em plataformas relevantes, como o Google e e-mail marketing, por exemplo.

É importante notar que mesmo os negócios de atuação local, como padarias e supermercados, podem se beneficiar do marketing digital. Afinal, consumidores costumam pesquisar tudo na internet antes da realização de uma compra ou de se dirigirem a um estabelecimento.

Destaque perante a concorrência

Um dos grandes desafios do marketing é criação de formas para destacar uma marca diante dos seus concorrentes. Afinal, é raro haver apenas uma oferta de um certo produto ou serviço no mercado. Assim, empresas precisam lutar pela preferência do consumidor.

O marketing digital se destaca nesse quesito, entregando recursos e ferramentas para uma empresa sair na frente e concretizar vendas com eficiência acima de média.

E você? Já pensou em investir em marketing digital? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo! Vamos adorar ouvir a sua opinião.

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