Até mesmo as farmácias e drogarias podem ser abaladas pela crise — o que pode fazer com que elas busquem ações que aumentem as suas vendas. É nesse momento que o marketing para farmácia deve ser aplicado.

Afinal, é comum que donos de negócio busquem soluções efetivas de marketing para obter melhores resultados financeiros. Você sabe como fazer isso no segmento farmacêutico? Acompanhe este post até o final e saiba como colocar o marketing para farmácia em prática de forma eficiente!

O que é marketing para farmácia?

Esse tipo de marketing visa aumentar o fluxo de pessoas que chegam à farmácia e, consequentemente, o número de compras realizadas. Para que isso aconteça, conhecer bem o público que frequenta a farmácia é fundamental.

Portanto, procure saber o perfil do seu consumidor: quantos homens e mulheres procuram o seu estabelecimento, a faixa etária deles, quais são os seus hábitos de consumo e também o que os leva a consumir os produtos do seu estabelecimento.

Por que investir em marketing para farmácia?

Fazer marketing na sua farmácia ou drogaria é essencial para que você consiga se comunicar com um público que tem se tornado cada vez mais exigente. Afinal, se o consumidor pode encontrar uma farmácia a cada esquina, por que ele deveria ir à sua? O marketing, portanto, deve atuar para atraí-lo.

Para isso, a comunicação com o seu público deve ser diferenciada, além de gerar muito valor e zelo — pois a farmácia lida com o bem mais precioso na vida das pessoas: a saúde. Assim, ao fazer marketing para farmácia da maneira correta, as pessoas darão preferência a comprar na sua farmácia.

Você deve estar se perguntando como fazer isso, certo? É o que explicaremos agora!

Como fazer marketing para farmácia?

Por mais que a sua farmácia ofereça os melhores produtos e serviços da região, as ações de marketing farão com que ela tenha um maior destaque aos olhos do público. Por isso, trouxemos 6 dicas de como fazer marketing para farmácias e drogarias.

Acompanhe!

1. Faça marketing de relacionamento

A boa experiência do consumidor pode trazer muito mais benefícios a uma empresa do que você pode imaginar. Por isso, o marketing de relacionamento deve ser levado em conta como um dos mais eficazes meios de captação e fidelização de clientes — quando os clientes passam a comprar mais de você e se tornam divulgadores da sua marca.

Implantar esse tipo de marketing na sua empresa, ao contrário do que muitos podem pensar, não é caro ou complicado. O primeiro passo é criar um bom vínculo com o cliente: chamá-lo pelo nome e perguntar que item ele procura é um bom começo.

Afinal, as pessoas vão ao seu estabelecimento movidas por algum desejo ou necessidade. Portanto, é importante que a sua equipe dê atenção aos seus clientes, se interesse pelos problemas que eles têm e esteja disposta a ajudá-los.

Além disso, o atendimento ao cliente não termina na venda. O pós-venda também é importante: faça bom uso da base de contatos dos clientes para ter uma boa comunicação com eles mesmo após o consumo.

2. Invista em marketing de fidelização

A fidelização de clientes traz uma grande vantagem para qualquer tipo de negócio: ela é, aproximadamente, 7 vezes mais barata do que a prospecção de novos clientes. Para fidelizar, crie programas que ofereçam descontos e prêmios àqueles que comprarem com mais frequência na farmácia.

Uma forma prática de fazer isso é dar aos clientes um cartão que possa ser preenchido toda vez que eles fizerem alguma compra. Após consumir um determinado número de vezes, eles ganham o bônus.

Há outras formas de fidelizar os clientes, tais como serviços de delivery local, promoções e conteúdos informativos via folhetos na própria farmácia ou canais de marketing digital.

3. Faça segmentação de clientes

Levando em conta que uma farmácia oferece diversos produtos para diferentes fins, entende-se que nem todos os clientes têm as mesmas necessidades. Um rapaz que compra produtos de asseio masculino tem razões de compra diferentes de uma moça que compra cosméticos femininos, por exemplo.

Por isso, faça uma segmentação dos seus clientes para saber quais são os perfis de pessoas que o negócio atende. Isso é fundamental para fazer ofertas certeiras e eficazes nas suas ações de marketing.

4. Crie um blog

É comum que algumas pessoas cheguem às farmácias com dúvidas sobre qual remédio é mais apropriado para a dor que está sentindo ou sobre qual produto de higiene pessoal é o mais adequado para a sua necessidade. Um blog é o espaço ideal para atrair e tirar as dúvidas que as pessoas têm em relação à saúde.

Afinal, estudos mostram que 72% das pessoas que estão na internet procuram por assuntos relacionados à saúde antes de fazer uma consulta médica. Ao fornecer tais informações em um blog, você poderá gerar valor a esse público de modo que a primeira farmácia que ele procurará quando precisar de algum produto será a sua.

5. Otimize a distribuição de produtos na loja

Você coloca os seus produtos na prateleira de maneira estratégica? Pois saiba que a forma como eles ficam dispostos pode influenciar bastante o público na hora de comprar. Algumas práticas para dispor os produtos na farmácia de modo a fazer com que os clientes comprem mais são:

  • colocar os itens de maior procura no fim da farmácia, pois, assim, o cliente precisará caminhar por ela e poderá encontrar outros produtos que lhe chamem atenção no caminho.
  • deixar também itens de necessidade geral — como sal de frutas, escova de dentes e afins — próximos dos caixas para estimular a compra enquanto o consumidor aguarda para fazer o pagamento.

6. Invista em clubes de vantagens

Por fim, tenha clube de vantagens para os clientes da sua farmácia. Afinal, as pessoas gostam de ter benefícios na hora de comprar. Por isso, criar um clube que ofereça a elas vantagens ao continuar consumindo os seus produtos é uma boa ideia!

Agora que você já sabe como fazer marketing para farmácia, que tal aprender também a deixar a sua estratégia ainda mais afiada? Para isso, confira este artigo que escrevemos com as 5 dicas de marketing que você deve aplicar em seu negócio local!

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