Certo dia você decide encomendar um produto pela internet, o prazo de entrega constava 10 dias úteis, como estava dentro do limite de tempo que você gostaria de esperar, foi efetuada a compra. Três dias depois o seu pedido chega numa caixa fechada, ao abrir, você se depara com o seu produto, um brinde e mais uma carta de agradecimento.

A felicidade de ter recebido o pedido em um prazo de tempo menor e, ainda, com brinde e uma carta de agradecimento foi tão grande que por uma semana você ficou falando bem da empresa para os seus conhecidos.

Um de seus amigos gostou tanto do seu depoimento que resolveu realizar um pedido na mesma loja virtual (e-commerce), mas ele recebeu uma carta de agradecimento e um brinde diferente do que você tinha recebido. Ele também ficou tão surpreso com o que recebeu que, durante um tempo, também ficou comentando sobre o seu pedido.

Agora eu lhe pergunto: você já passou por essa experiência? Certamente sim. Talvez, você nem chegou a reparar que essa é uma estratégia de marketing, chamada de Overdelivering. Mas você sabe o que é overdelivering? Explicamos para você neste post. Venha conferir!

O que é overdelivering

Overdelivering é uma técnica que consiste em entregar um bônus sobre o que o cliente pediu ou comprou. Essa estratégia é realizada para agregar mais valor à experiência que o cliente teve com a empresa.

Podemos dizer que essa prática de agregar valor ao produto não surgiu há pouco tempo. Na verdade, somente o nome é novo. O overdelivering é utilizado para aumentar o nível de relacionamento entre a empresa e o cliente. Oferecendo mais que um simples produto, uma experiência.

Vantagens do overdelivering

Como pode ser utilizada em todos os segmentos de mercados, desde salão de beleza, e-commerce ou em oficinas de carros, o overdelivering é uma poderosa ferramenta de marketing. Quando incorporada às estratégias de vendas da empresa, ele gera um diferencial e um alto valor competitivo.

Fidelização dos clientes

Overdelivering apresenta ao cliente uma experiência única fazendo com que seja criado um relacionamento com a empresa. O cliente gostando do produto ou serviço prestado, sabe que pode esperar sempre algo a mais da empresa. Com isso, não tem motivos para procurar outro estabelecimento que entregará somente o produto esperado.

Além de um cliente satisfeito e fidelizado, ele se tornará a melhor propaganda para a empresa. Afinal, certamente, vai comentar com seus amigos e conhecidos sobre a sua experiência e, dessa forma, aumentará o valor agregado do seu negócio.

Aumento da confiança do cliente com a empresa

Entregar a mais do que foi pedido, faz com o cliente tenha a impressão de que a empresa o valoriza e, como todos gostam de ser agradados, ele se sentirá seguro para continuar comprando no seu negócio, fortalecendo sua relação com a marca.

Mais lucros

Quando fidelizamos um cliente, este passa a voltar com frequência ao estabelecimento e, geralmente, consume mais do que das vezes anteriores. Além do mais, um cliente que é surpreendido com um bom atendimento sempre vai trazer para a empresa um resultado positivo e, em consequência disso, aumentará o lucro do seu negócio.

Práticas de overdelivering

Confira como aplicar as técnicas do overdelivering no seu negócio.

Prazo de entrega

Talvez, essa seja a técnica mais viável para todas as empresas, pois é uma estratégia que não necessita de investimento financeiro, mas sim, pensar em como melhor executar a logística de entrega dos produtos, reduzindo o prazo de entrega.

Por exemplo, em um supermercado que oferece a opção de entrega a domicílio. Pode-se organizar um sistema de entrega para que o motorista não precise sempre retornar à matriz para retirar os pedidos que vão para a mesma região.

Cupons de desconto

Os cupons de descontos são uma forma de garantir que, se o cliente gostou do que foi comprado, vai retornar ao estabelecimento. Essa é uma opção muito utilizada em plataformas de e-commerce para as datas comemorativas.

Além disso, é possível desenvolver estratégias por meio de influenciadores que fazem parcerias por comissão de vendas. Dessa forma, além de divulgar o produto, ele ganha uma porcentagem do valor (1% ou 2%).

Economia no frete

Essa é uma oportunidade que o mercado pode aproveitar para estimular o impulso da compra. Com uma ação que, ao comprar uma quantidade X não será cobrado o frete para uma determinada região, pode atrair muitos consumidores.

Brindes e bônus

Oferecer ao cliente a experiência de receber um bônus sobre o que foi pedido, faz com ele crie em sua mente boas lembranças. Esse brinde pode ser um objeto simbólico, como em uma livraria enviar um chaveiro que remete à história do livro comprado.

Até os calendários cedidos por alguns supermercados na época de final de ano, podem ser um brinde que agregará valor a empresa. Além de que, com o calendário com a marca da empresa, seu negócio estará presente o ano inteiro na casa do consumidor.

Experimentação de produtos

Essa é a oportunidade de experimentar o bônus do que é o overdelivering. Quando uma empresa desenvolve um produto novo é recomendado validar essa ideia com possíveis consumidores.

É nesse momento que o overdelivering pode lhe ajudar. Ele permite que você envie para alguns consumidores uma amostra grátis do produto, junto com uma carta explicando sobre o produto novo e que foram selecionados somente X clientes para testá-lo, e que o seu único pedido é para ele entrar no site da empresa e responder um questionário expondo a sua opinião.

Para o cliente, a impressão que se tem da empresa é que ele é importante, a ponto dele fazer parte no desenvolvimento de um produto. Já para a empresa, significa que ela está conseguindo informações valiosas que ajudarão na hora de montar a estratégia de vendas, além de fidelizar esses clientes.

Em resumo, overdelivering é uma estratégia para agregar valor à empresa por meio de bonificação para os clientes. O interessante é pensar em como transformar essa estratégia em um diferencial que o seu cliente somente vai encontrar na sua empresa. Assim, você conseguirá fidelizar uma quantidade maior de consumidores.

Você já chegou a ser surpreendido com uma ação de overdelivering? Conte para nós como foi a sua experiência.

Escreva um comentário

Share This