Apesar de o mercado brasileiro enfrentar um momento de crise, algumas táticas podem ajudar a contornar esse problema. Atualmente, a promoção sazonal é uma das melhores estratégias de vendas para começar o trimestre com uma boa lucratividade.

Entretanto, alguns passos são fundamentais para direcionar os empreendedores ao sucesso nesse tipo de promoção. Assim, convém adotar medidas específicas ao ramo de atuação de seu negócio e focar nos serviços oferecidos.

Nesse contexto, selecionamos algumas sugestões que poderão impactar positivamente na realização de uma promoção sazonal e potencializar o seu faturamento. Confira!

O que é e como funciona uma promoção sazonal?

A promoção sazonal é uma prática bastante útil ao comércio varejista. Ela é realizada em períodos com características que se repetem em determinadas épocas do ano.

No comércio, a sazonalidade está relacionada ao fluxo de vendas, visto que a procura por certos produtos varia de acordo com o período. Uma sorveteria, por exemplo, vende mais no verão, mas arca com despesas fixas durante o ano todo.

Logo, um negócio que depende da sazonalidade exige que a gestão adote estratégias diferenciadas para melhorar o fluxo de vendas e ter mais tranquilidade no período das “vacas magras”.

Por que ela é tão importante para os negócios?

Conforme o ramo de atuação, saber identificar a sazonalidade das vendas é uma oportunidade valiosa para garantir mais lucros nas melhores épocas do ano.

Nesse sentido, a realização de promoções sazonais é fundamental: possibilita aproveitar esses períodos de alta para vender mais e se organizar financeiramente para subsistir nos meses mais difíceis.

Quais as melhores estratégias para uma promoção sazonal?

Veja nossas dicas para uma promoção sazonal de sucesso:

1. Fique de olho no calendário

Para garantir o sucesso da promoção sazonal, a primeira coisa é avaliar o calendário e conferir as datas mais interessantes para utilizar a estratégia. Mantenha o foco na que considerar mais adequada ao seu ramo de atuação.

2. Aproveite as datas sensíveis

Para facilitar esse processo, confira o calendário do Serasa, pois é o mais completo e abrange praticamente todas as datas comemorativas do ano. Focalize datas sensíveis como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, Dia das crianças e Black Friday.

3. Faça um planejamento adequado

Diante das informações sobre as datas “interessantes comercialmente”, o próximo passo para obter mais êxito em suas investidas é um bom planejamento. É importante também decidir com antecedência sobre o público-alvo, os produtos, o tipo de marketing e outros detalhes que envolverão a sua estratégia.

4. Estipule metas realistas

Torne a sua promoção sazonal maravilhosa e utilize essa prática para atrair e fidelizar clientes. No entanto, proponha metas realistas para sua equipe. Motive-a para aproveitar esse momento como uma oportunidade única de conseguir um fôlego financeiro para os períodos de baixa.

5. Utilize o marketing ideal

O sucesso dessa estratégia depende de vários fatores. No entanto, um dos que mais influenciam é a utilização de um marketing adequado. Assim, torna-se fundamental direcionar a sua campanha ao público-alvo escolhido e torná-la atrativa o bastante para alcançar a sua meta.

Para tanto, é preciso trabalhar com muita dedicação e preparar a equipe para garantir um atendimento diferenciado. Dessa forma, será possível tornar sua promoção sazonal irresistível para os clientes e bem mais lucrativa para a sua loja.

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