Para aumentar as vendas de um negócio é preciso estar atento a todas as oportunidades existentes no seu mercado. Se há um lugar onde o cliente tem vantagem na hora de comprar, você deve oferecer também. E um exemplo disso é o sistema cashback.

Para saber como ele funciona, de modo a trazer mais clientes para comprarem no seu estabelecimento, continue a leitura!

O que é um sistema cashback

Cashback é um termo em inglês que significa “dinheiro de volta”, ou seja, trata-se das compras que os clientes fazem numa loja e recebem a devolução de parte do valor pago.

As maneiras de resgatar esse dinheiro podem variar de acordo com as regras de cada programa de cashback. Em alguns casos, o cliente pode ter um saldo toda vez que realiza compras num estabelecimento e usá-lo para a aquisição de outros produtos. Em outros casos, se ele preferir, também pode solicitar a transferência do valor pago diretamente para sua conta bancária, o que pode ocorrer de imediato ou dentro de um tempo determinado.

Aliás, essa é uma das características comuns entre boa parte das marcas que oferecem sistema cashback: o cliente recebe o bônus imediatamente ou pouco tempo após a compra. Essa é uma grande vantagem, se comparado a outros programas de vantagens.

O sistema de pontos, por exemplo, que ainda é bem popular entre estabelecimentos e seus clientes, requer que eles juntem pontos toda vez que fizer uma compra na loja. Após atingir a acumulação mínima, eles podem ser trocados por bônus.

O fato de, obrigatoriamente, ter de continuar comprando para ter mais pontos e esperar para receber o benefício é atrativo às empresas que conseguem, assim, fidelizar parte do público. Já os clientes têm aderido menos a esse comportamento de compra por conta das vantagens no cashback, por isso o seu negócio não pode ficar de fora.

Como implementar cashback num negócio

Agora que o conceito de um sistema cashback ficou claro, chegou o momento de entender como ele pode ser implantado no seu negócio.

Algumas pessoas e lojistas imaginam que o cashback funciona da seguinte forma: o cliente vai até a loja física, compra o produto e o vendedor ou atendente devolve a ele parte do dinheiro na hora. Porém, não é assim que funciona.

Para que o cliente faça uso do cashback, ele deve, antes de tudo, fazer o cadastro numa plataforma que ofereça esse tipo de serviço. Afinal, a devolução do dinheiro não é feita em contato direto com as lojas, e sim por meio dessas plataformas.

Por essa razão, a sua loja também precisa estar cadastrada numa plataforma de cashback. Afinal, por ela, o público buscará por estabelecimentos que fazem as melhores ofertas. Dessa forma, ele poderá comprar de você.

Mas, agora você deve estar se perguntando como a sua empresa se beneficia do cashback levando em conta os custos da plataforma e o valor devolvido ao cliente, certo? Para responder a pergunta, vejamos como o cashback funciona na prática:

  • o cliente compra um produto do seu estabelecimento e informa o CPF;
  • a plataforma de cashback, então, concede dentro da plataforma parte do valor gasto pelo cliente em cashback, de acordo com a negociação feita com seu estabelecimento;

Ou seja, no fim das contas, a transação acaba sendo a mesma que você tem com um revendedor. Porém, com a diferença de que o cliente sai beneficiado e feliz por ter feito uma compra com a vantagem de reaver parte do dinheiro.

Como o cashback pode atrair clientes e aumentar as vendas

Como você pôde ver até aqui, o cashback traz ótimas vantagens aos seus clientes. Porém, o seu negócio também é beneficiado, pois o sistema é favorável para conseguir atrair clientes e aumentar as vendas. Continue conosco para saber como isso é possível!

Sua marca ganha uma maior exposição

Se o seu público procura benefícios na hora de comprar, ele com certeza está numa plataforma de cashback. E se ele está lá, você precisa estar também.

Afinal, estar presente nos canais usados pelo seu público é um dos fundamentos da estratégia de marketing.

Seus custos de marketing diminuem

Uma vez que a marca ganha uma melhor exposição, você passa a ter mais vendas. Logo, aquele valor que mensalmente é destinado à captação de novos clientes pode ser poupado, caso o mesmo número de consumidores esteja chegando via cashback.

Suas ações de comunicação se tornam mais eficientes

Além do mais, o cashback pode lhe ajudar a conhecer melhor o perfil dos seus clientes, pois todas as suas informações ficam registradas no sistema, tais como: nome, e-mail, preferências, padrão de compra, comportamento, etc.

Dessa forma, você passa a ter insights de como se comunicar melhor com a sua audiência, oferecendo justamente o que ela deseja comprar.

Sua fidelização de clientes aumenta

Reter clientes é tão importante quanto atraí-los. Afinal, fazer com que uma pessoa volte a comprar na sua loja é mais em conta do que convencer alguém que ainda não conhece a sua marca a comprar pela primeira vez.

E o cashback trabalha isso muito bem, pois um cliente satisfeito com uma compra pela plataforma, certamente voltará a usá-la para comprar outros produtos do seu estabelecimento.

Como escolher o melhor sistema de cashback

Listamos 5 empresas que oferecem o serviço cashback para que você possa escolher qual melhor atende o seu negócio, como Meliuz, BeBlue, Poup, Mooba e Cashola.

É válido lembrar que, toda vez que procurar por prestação de serviços para a sua empresa, zele pela qualidade, sobretudo quando o seu maior patrimônio estiver envolvido: seus clientes.

Aqui na SmartConsumer oferecemos um clube de vantagens com uma série de ferramentas que lhe ajudam a conhecer melhor o seu cliente e acertar na hora da venda! Além dele funcionar como sistema cashback no sentido de atrair e fidelizar clientes, ainda coleta dados, apresenta informações e gráficos sobre o comportamento de compra dos consumidores. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores para entender como podemos aqui ajudar o seu negócio a ter ainda mais sucesso!

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