Na era da informação, automatizar sua empresa por meio de tecnologias no atendimento ao cliente pode melhorar o relacionamento e potencializar os negócios. Além de outras vantagens, essas inovações tecnológicas permitem integrar os processos de comunicação e dinamizar a produtividade.

Para enfrentar a concorrência, os gestores precisam investir em alternativas que garantam maior solidez à marca. Vale destacar que esse processo de automação não significa a robotização do atendimento, mas a utilização de mecanismos — como um clube de vantagens —, que possibilite a captação e a fidelização dos clientes.

Selecionamos os recursos tecnológicos mais utilizados para tornar o atendimento mais dinâmico, otimizar as vendas e maximizar a sua lucratividade. Confira!

1. Atendimento Omnichannel

Traduzido para o português, o termo “Omnichannel” — um misto de latim com inglês —, significa “todos os canais”. E é exatamente isso, pois essa abrangente tecnologia no atendimento ao cliente permite integrar diversos tipos de canais, como loja física, e-commerce e aplicativos de uma mesma empresa.

Usar esse tipo de tecnologia no atendimento ao cliente pode aperfeiçoar o relacionamento de modo a promover uma excelente experiência do usuário. Gradualmente, esse processo pode captar novas leads e transformá-las em clientes em potencial.

Pelo atendimento Omnichannel, todas as formas de contato com uma determinada loja permanecem integrados. Mesmo se estiver em uma loja física, o cliente pode utilizar o aplicativo da marca para escolher o que comprar e ainda optar pela entrega programada: na data, no horário e no prazo que ele precisar.

2. Softwares de CRM

Customer Relationship Management (ou CRM), em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. No sentido estrito do termo, esse recurso permite a utilização de estratégias com o foco específico no cliente.

Tendo em vista a importância dessas ferramentas, elas têm sido amplamente utilizadas por pequenos e médios empreendedores. Os recursos dessas tecnologias no atendimento ao cliente possibilitam uma melhor gestão do negócio, por meio de interfaces simples e de fácil utilização.

Um dos maiores benefícios do CRM é permitir que os colaboradores tenham todos os recursos disponíveis em um único sistema. Em apenas um clique, eles conseguem obter as informações sobre a preferência dos clientes e, com isso, oferecer um atendimento personalizado e de qualidade diferenciada.

3. Enterprise Resource Planning – ERP

O ERP é um software integrado de gestão empresarial que reúne, numa única plataforma, dados e informações gerenciais de diversos setores da empresa. Recursos Humanos, Contabilidade, Suprimentos, Patrimônio e Vendas são alocados em um sistema que permite a automação dos processos a fim de facilitar a gestão empresarial.

Ao integrar as principais atividades, a ferramenta ERP possibilita o maior controle dos departamentos paralelos por meio da interação entre os colaboradores, o que representa maior produtividade nas vendas, mais economia e melhor gestão do tempo.

O número de instituições que utilizam os sistemas de ERP é cada vez mais expressivo. Essa excelente alternativa de gestão empresarial representa a modernização e a necessidade de acompanhar — e de comprovar, mais de perto — a eficácia dessas tendências do mercado.

Mediante a importância desses recursos para a continuidade dos negócios, o uso de tecnologias no atendimento ao cliente deixou de ser uma mera opção e passou a ser uma emergente necessidade.

Gostou do artigo? Quer mais sugestões para melhorar os negócios? Saiba como evitar os erros mais comuns no atendimento ao cliente!

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